Associados

Filtros

Instável – Centro Coreográfico

Timber, de Roberto Olivan ©️ Joana Rodrigues

 

A Instável – Centro Coreográfico pretende valorizar criadores e intérpretes de dança contemporânea do Porto e da Região Norte, através da criação de oportunidades e promoção de melhores condições para a atividade artística. Com trabalho nas áreas da criação artística, formação e apoio a criadores, pesquisa e desenvolvimento de públicos, a Instável afirma-se como um espaço vivo e informal, por onde passam múltiplos criadores e intérpretes, numa lógica de incubadora de experimentação, onde é promovido o encontro, o trabalho e a aprendizagem, com base na colaboração e incentivo.

Foi fundada em 1999, por Ana Figueira, no âmbito do Núcleo de Experimentação Coreográfica (NEC), e deu-se a conhecer através das criações da Companhia: a cada ano, um criador convidado, um grupo de intérpretes selecionado em audição, uma nova obra, uma circulação e o desvanecer natural de uma produção com o nascer de outra, num renovado ciclo de vida.

Em 2012, com a mudança para o Teatro Campo Alegre, a Instável ampliou a sua atividade, dando início à dinamização de um programa de residências artísticas e ao trabalho de apoio e incentivo a criadores e intérpretes. Os apoios do Teatro Municipal do Porto e Ministério da Cultura têm levado à afirmação da Instável enquanto Centro Coreográfico do Porto e Região Norte, um espaço vivo que privilegia a aprendizagem, experimentação e criação para a dança.

saber mais

Dança, Experimentação, Formação, Pesquisa

Saco Azul Associação Cultural

saco azul

SACO AZUL

A Saco Azul foi fundada em 2002 com o objetivo de fomentar uma programação artística que promova a pesquisa, a experimentação, a criação e o pensamento crítico. Sediada no Maus Hábitos, sítio icónico do Porto, a associação programa para este espaço mas também para fora de portas. Nestes quase 19 anos tem assim consolidado a sua estrutura e alargado a sua influência no panorama da cidade, do país e internacionalmente. Recebe apoio ininterruptamente pela Direção-Geral das Artes, Ministério da Cultura, desde 2011. Além de ter sido contemplada com outros financiamentos pela Câmara do Porto, recebeu também apoios de muitas outras entidades como do Ministério da Cultura Brasileiro, além de contar com inúmeros e valiosos parceiros que apoiam as suas atividades.

Saber mais

 

Experimentação, Pesquisa