Associados

Filtros

Instituto Politécnico do Porto

Teatro Helena Sá e Costa – ESMAE /IPP

A Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE), é uma unidade orgânica do Instituto Politécnico do Porto, nas áreas de formação da Dança, Música e Teatro.

Acolhe no seu seio o Teatro Helena Sá e Costa (THSC), que tem como missão divulgar e fomentar as Artes, enquanto potenciador do processo do conhecimento e do crescimento integral do indivíduo, experimentando outras tendências e suportando movimentos de projetos artísticos embrionários dentro e fora da instituição.

Atualmente o THSC tem como estratégia a apresentação de novas criações, bem como o acolhimento de produções internas e externas nas áreas performativas.

Saber mais

Dança, Música, Ópera, Performance, Teatro

OPART – Organismo de Produção Artística

Teatro Nacional de São Carlos

OPART – Organismo de Produção Artística, E.P.E.

O OPART tem por objeto a prestação de serviço público na área da música erudita e do bailado, através do Teatro Nacional de São Carlos (TNSC) e da Companhia Nacional de Bailado (CNB). O TNSC foi inaugurado em 1793 e mantém-se ainda hoje como o único teatro nacional vocacionado para a produção e apresentação de ópera e de música coral e sinfónica. Os agrupamentos artísticos residentes são o Coro do TNSC (1943), e a Orquestra Sinfónica Portuguesa (1993). A CNB (1977), sediada no Teatro Camões, apresenta obras de referência do repertório internacional, quer as incontornáveis do clássico, quer as de coreógrafos como Balanchine, De Keersmaeker, Forsythe, Joos, Kylián, Limon, Van Manen ou Spöerli.

Paralelamente tem apostado, ao longo dos últimos quarenta anos, em encomendas geradoras de uma identidade própria, destacando-se os convites a autores portugueses como Armando Jorge, Fernando Duarte, Olga Roriz, Rui Lopes Graça ou Vasco Wellenkamp.

Saber mais

Dança, Música, Ópera