16 Out 2020

sessão pública: trabalhar nas artes – fórum sobre direitos laborais na cultura

transmissão online


Quinze associações, sindicatos e grupos informais organizam o evento “Trabalhar nas Artes – Fórum sobre direitos laborais na Cultura” que decorrerá no dia 18 de outubro, entre as 15h e as 20h, no Mercado das Culturas, em Lisboa, e com transmissão na internet.

 

O evento contará com sessões de esclarecimento sobre direitos laborais, proteção social e regimes de outros países, e com um plenário para debater as mudanças necessárias.

 

A pandemia obrigou, em Março, à paragem forçada de grande parte dos sectores de atividade, mas teve no sector da Cultura um dos maiores impactos, com consequências que continuam hoje e cujo final se desconhece. Foi dos primeiros sectores a parar e será, certamente, dos últimos a recuperar a atividade habitual. A desregulação laboral e a falta de protecção social tiveram consequências devastadoras para quem trabalha nesta área. Dramaticamente, tomámos consciência de que não há redes de proteção na cultura, que a necessidade de trabalhar nos obriga a aceitar relações laborais ilegais e remunerações injustas, e que precisamos de ter ferramentas e união para valorizar uma classe trabalhadora que não deixa de cumprir os seus deveres mas que precisa, igualmente, de ter direitos. No momento em que se discute o Orçamento do Estado, mas com muito poucas palavras por parte do Governo sobre a Cultura, e em que se querem discutir modelos, políticas e novos estatutos sem se saber com que meios, mobilizamo-nos para discutir as mudanças necessárias e para afirmar que as respostas actuais não chegam.

 

Organização:

Plateia – Associação de Profissionais das Artes Cénicas

CENA – STE – Sindicato dos Trabalhadores de Espectáculos, do Audiovisual e dos Músicos

APR – Associação Portuguesa de Realizadores

STARQ – Sindicato dos Trabalhadores de Arqueologia

Rede – Associação de Estruturas para a Dança Contemporânea

Manifesto em Defesa da Cultura

Associação de Combate à Precariedade – Precários Inflexíveis

APTA – Associação Portuguesa de Técnicos de Audiovisual -Cinema e Publicidade

Apuro – Associação Cultural e Filantrópica

Ação Cooperativista de Apoio – Artistas, Técnicos, Produtores

Convergência Pela Cultura

Performart – Associação para as Artes Performativas em Portugal

APEAC -Associação Portuguesa de Empresários e Artistas de Circo

AAVP — Associação de Artistas Visuais em Portugal