Associados

AMEC | Metropolitana

OML _ (c) Marcelo Albuquerque

AMEC | Metropolitana

 

A AMEC | Metropolitana é uma instituição cultural sem fins lucrativos constituída em março de 1992 com o objetivo de divulgar e ensinar a música clássica. É a entidade gestora de uma orquestra – a Orquestra Metropolitana de Lisboa – e de três escolas – a Academia Nacional Superior de Orquestra (ensino superior), o Conservatório de Música da Metropolitana (nível básico e secundário) e a Escola Profissional Metropolitana (ensino integrado).

Tendo como fundadores a Câmara Municipal de Lisboa, a Secretaria de Estado da Cultura, o Ministério da Educação e Ciência, o Ministério da Solidariedade e Segurança Social, a Secretaria de Estado do Turismo e a Secretaria de Estado do Desporto e Juventude, a AMEC | Metropolitana é constituída também por um conjunto alargado de Mecenas, Patrocinadores, Promotores Regionais e Parceiros, que se unem neste projeto com características inovadoras.

Distingue-se pela forma como congrega a prática musical das suas orquestras e o ensino vocacional da música, desde os níveis pré-escolares de iniciação até aos mestrados. Com 28 anos de atividade, a AMEC | Metropolitana é hoje uma instituição consolidada, referência incontornável nos panoramas da cultura e do ensino artístico nacional. Já formou diversos diretores de orquestra e músicos instrumentistas, que exercem hoje a sua atividade nas mais importantes instituições nacionais e internacionais.

A AMEC | Metropolitana é um projeto único e inovador no contexto nacional e internacional, que assenta o seu valor numa atuação ampla e transversal nos domínios do ensino da música e da promoção da cultura musical.

saber mais

 

 

Música