04 Out 2021

A Pearle * celebra o 30º aniversário em Lucerna – Suiça (62ª conferência)

62ª Conferência da Pearle* em Lucerne – Foto: Orchester.ch/Priska Ketterer

 

A Pearle* – Live Performance Europe realizou a sua conferência bianual e a sua Assembleia Geral nos dias 29 e 30 de setembro na Suiça. Esta conferência foi realizada em Lucerna e acolhida pela entidade suíça a orchester.ch, presidida pelo presidente da Pearle *, Morten Gjelten.

Esta conferência teve a participação dos palestrantes da WIPO – World Intellectual Property Organization e da ILO – International Labour Organization, dois dos organismos internacionais sediados em Genebra. A Pearle* reafirmou as suas relações a nível internacional nas questões de direitos autorais e trabalhistas.

Estes delegados trocaram ideias sobre os desenvolvimentos no setor relacionados com o emprego, a igualdade e a diversidade de género, competências e mobilidade: tópicos que são particularmente relevantes no rescaldo da crise COVID 19. Abordaram ainda as novas relações comerciais entre a UE e o Reino Unido.

Um foco importante da conferência foi a sustentabilidade nas artes performativas através da economia circular, eficiência energética de edifícios, mobilidade e estratégias ecológicas nas organizações deste setor. O foco do debate foi a criação de produções sustentáveis e em como trabalhar em conjunto, trocando estratégias diferentes e envolvendo todas as organizações associadas, em toda a Europa.

O presidente da Pearle*, Morten Gjelten declarou: “Vamos continuar os nossos esforços para trazer sustentabilidade em todos os aspectos do trabalho ao criar uma performance ao vivo. Precisamos de um intercâmbio profundo sobre a economia circular dentro do setor e do apoio sólido dos nossos respectivos governos para avançar e fazer progressos neste importante tópico. ”

Para celebrar o 30º aniversário de Pearle* como ‘Performing Arts European League’, o programa da conferência também foi uma oportunidade para olhar para o futuro. Desencadeado por mudanças sociais decorrentes da pandemia, um painel de palestrantes ilustres moderado por Georg T. Roos, um futurólogo renomado baseado em Lucerna, explorou a questão de como serão as apresentações ao vivo daqui a trinta anos e como elas contribuirão para a sociedade.

Durante a conferência que celebrou o 30º aniversário da Pearle*, os membros presentes foram convocados a apresentarem as realizações e atividades desenvolvidas pelas suas respectivas organizações. Esta conferência foi também um momento da Pearle* se despedir do ex-presidente Géza Kovács, que desde 1996 representou a Associação das Orquestras Húngaras.